Os resultados da ATACA em 2019 mostram que com motivação e vontade podemos chegar mais longe. O número de crianças e jovens apoiados aumentou, devido à abertura de dois novos subprojetos no Projeto Tutor à Distância (PTàD): Lar do Livramento (para meninas, na cidade de Quelimane) e Murraça (lar e escola numa zona rural).  A ATACA conta agora com um total de 13 parcerias locais em Moçambique e na Guiné-Bissau. No ano que passou, foram 277 as crianças e jovens apoiados no âmbito do PTàD e 800 crianças e jovens com explicações, palestras e atividades lúdicas. Atribuíram-se 30 bolsas de estudo Ataquinho, para o ensino técnico, secundário e universitário em Moçambique e fechou-se o ano com 228 tutores com criança atribuída. No total, em 2019, foi possível transferir cerca de 30.000€ para apoio às crianças e jovens em Moçambique e na Guiné-Bissau. 

No que diz respeito ao voluntariado,  os resultados foram também bastante positivos: além das 4.000 horas de voluntariado realizadas em Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau, foram dedicadas 210 horas de voluntariado do grupo de voluntários e bolseiros da ATACA em Moçambique para apoio aos beneficiários PTàD. Ao todo, a ATACA conta hoje com 52 voluntários:  30 em Portugal, 20 em Moçambique e dois na Guiné-Bissau, consolidando a sua presença no terreno. Outra conquista do ano de 2019 foi a compra de um carro para as deslocações necessárias do trabalho da ATACA em Moçambique, que permite o reforço da atuação em zonas mais remotas. O ano terminou com uma festa realizada pelos voluntários para as crianças e jovens dos lares e orfanatos em Quelimane, Moçambique. 

Sobre  a angariação de fundos, podemos dizer que em 2019 a ATACA teve 10.000 pessoas abrangidas pela campanha de consignação de 0,5% do IRS. Além disso, participou em 6 eventos de angariação de fundos e presença de marca e foi o projeto solidário dos eventos da Agência Abreu. Os produtos de merchandising ATACA, também fundamentais na angariação de fundos, chegaram a muitas pessoas em Portugal: em 2019 foram vendidos 2532 artigos.

Com tantos resultados positivos, acreditamos que o trabalho em conjunto é que faz a diferença para o crescimento das ações da ATACA e permite gerar impacto positivo nas comunidades apoiadas. Juntos podemos mudar o mundo!   

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *