Como atuamos

Desenvolvemos projetos em Moçambique e na Guiné-Bissau

Os projetos da ATACA têm em vista contribuir para a erradicação da pobreza através da melhoria das oportunidades de educação e desenvolvimento de crianças e jovens provenientes de contextos vulneráveis. Poderá saber mais sobre os nossos projetos aqui e aqui.

Atuamos sempre em parceria com entidades locais

As entidades locais – escolas, universidades, centros de acolhimento ou outras – são a base de atuação da ATACA, desempenhando um papel fundamental na seleção das crianças e jovens a apoiar através dos nossos projetos, pois detêm um maior conhecimento sobre o contexto em que vamos intervir. Assim, os voluntários da ATACA no terreno fazem a seleção e acompanhamento dos beneficiários dos projetos juntamente com os responsáveis pelas escolas, orfanatos e outras respostas sociais ou educativas onde a associação esteja a acompanhar crianças e jovens. 

Apostamos em proporcionar um acompanhamento próximo às crianças e jovens ao longo de vários anos

A experiência da ATACA de mais de uma década de intervenção junto de crianças e jovens vulneráveis em Moçambique tem-nos mostrado que mais importante do que proporcionar oportunidades de educação é acompanhar de perto o percurso educativo e de desenvolvimento pessoal dos beneficiários dos nossos projetos. Muitas das crianças e jovens que a ATACA apoia vivem em orfanatos ou pertencem a agregados familiares que, pelas mais variadas razões, não conseguem fazer esse acompanhamento ou transmitir a importância de investirmos na educação. Por outro lado, muitos dos beneficiários dos nossos projetos cuidam das suas famílias ou trabalham quando não estão na escola, ficando com pouco tempo e energia para estudar. É precisamente aqui que pode fazer toda a diferença terem alguém a motivar e orientar o seu percurso educativo e pessoal. Procuramos desempenhar este papel e garantir um acompanhamento ao longo de vários anos, até que se concluam ciclos de estudos. Na ATACA sabemos de cor o nome das crianças e jovens que apoiamos e preocupamo-nos com o rumo que as suas vidas vão tomando.