Inhassunge

Picture1

Inhassunge situa-se na Província da Zambézia e o seu centro (Mucupia) não dista mais de 17 km da cidade de Quelimane. Apesar da curta distância da cidade, é necessário atravessar o rio, além dos acessos a toda a região serem extremamente difíceis, tornando-se estes ainda mais complicados em épocas de chuvas.

Em Inhassunge a ATACA apoia crianças altamente vulneráveis e sem as condições mínimas de subsistência. São crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 21 anos de idade e que vivem com as suas famílias. As crianças integradas no PTàD pertencem a três zonas distintas de Inhassunge: Mucupia, Carungo e Senguene.

Dadas as barreiras físicas impostas pelos maus acessos a esta região, a ATACA, em cooperação com a Assistência Social de Inhassunge, a Diocese de Quelimane, a Concern Worldwide e a ANAI, seleccionou na primeira fase apenas 17 crianças altamente vulneráveis. Trata-se de um projecto-piloto que, com a ajuda de todos os parceiros envolvidos, poderá vir a evoluir para um apoio a um maior número de crianças nesta área relativamente esquecida pela maioria das ONGs presentes em Moçambique.

A ajuda monetária dos Tutores é entregue na íntegra e directamente à família da criança. Nesta altura analisa-se, juntamente com o encarregado da educação, para onde deverá ser direccionado o apoio, o qual poderá abranger cuidados de saúde, alimentação, melhoria da habitação, vestuário e educação. Antes da entrega do valor monetário seguinte a ATACA verifica, visitando as casas dos beneficiários, se a aplicação do anterior valor foi de facto a acordada.