Lar do Livramento

 

O Lar do Livramento situa-se no centro da cidade de Quelimane e acolhe mais de 100 meninas entre os 6 e os 22 anos. É gerido pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, responsável também pelo orfanato Aldeia da Paz, onde a ATACA tem apoiado crianças e jovens através do PTàD.

A missão destas Irmãs em Quelimane já existe desde 1936 e foi acompanhando a evolução da comunidade local, aumentando a sua capacidade de acolhimento em função das necessidades existentes – por exemplo, em virtude das cheias de 2007 muitas famílias ficaram sem casa e foi preciso acolher mais crianças e jovens no lar.

Assim, o lar recebe meninas orfãs ou provenientes de famílias em situação socioeconómica vulnerável e também meninas de agregados familiares com capacidade para pagar a mensalidade.

A ATACA apoia, através dos donativos de tutores, os casos mais vulneráveis, entregando mensalmente donativos em género – sacos de arroz, feijão, farinha de milho, leite, açúcar, peixe e produtos de higiene.