Escola Família Agrícola de Milevane

P1070433A Escola Família Agrícola de Milevane, (EFAM), tem a sua sede em Milevane, localidade de Nauela, distrito de Alto Molocué, província da Zambézia.

Esta é uma Escola Básica de ensino profissional de Agro-Pecuária, e é propriedade das Irmãs do Amor de Deus, Instituição Religiosa Católica, com personalidade jurídica, plena capacidade e autonomia, reconhecida pela legislação vigente em Moçambique.

A Direcção da Escola fica exclusivamente a cargo das Irmãs do Amor de Deus, competindo-lhes também a orientação pedagógica e administrativa de forma inteiramente autónoma.

Foi fundada no ano de 1996 e reconhecida pelo Estado de Moçambique em 2003. Inicialmente abriu com o curso Educação Alternativa.

Os objetivos das Irmãs enquadram-se no Programa Nacional de Educação do Ensino Técnico-Profissional, segundo o qual se propõe:

– Assegurar a formação integral e técnica dos jovens em idade escolar de modo a prepará-los para o exercício da profissão;

– Desenvolver nos jovens as qualidades básicas da personalidade em particular educando-os a assumir uma atitude correta perante o trabalho;

– Desenvolver conhecimentos e competências no âmbito da saúde e nutrição.

A finalidade de lecionar este curso na EFAM foi a de dar noções elementares de agricultura e pecuária aos jovens, para promover a sua inserção no mercado de trabalho e fomentar a realização e desenvolvimento pessoal e social destes alunos, permitindo que se integrem e combatam a pobreza na sua comunidade.

Pretende-se formar jovens empreendedores na procura do seu emprego, promovendo formação de qualidade que se baseie no saber fazer.