Quem Somos

Eduarda e criançasA ATACA é uma associação de solidariedade social, entidade sem fins lucrativos, com estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD),  fundada em 2006. 

Tem a sua sede no Porto e desenvolve projetos em Moçambique desde a sua fundação e mais recentemente também na Guiné-Bissau. Estes países encontram-se no fim da tabela do Índice de Desenvolvimento Humano (dados de 2017), ocupando, respetivamente, os lugares 180º e 177º num total de 188 países do mundo. 

A ATACA não tem qualquer filiação política ou religiosa, procurando envolver diferentes voluntários e parceiros nas suas ações e projetos, tendo sempre como objetivo orientador contribuir para um melhor e mais responsável desenvolvimento humano nos países onde atua. 

Sendo uma organização de base voluntária, a ATACA é constituída por uma equipa de cerca de 20 voluntários em Portugal, que dedicam semanalmente uma parte do seu tempo à gestão da associação, estando responsáveis por tarefas administrativas, logísticas e de apoio aos projetos desenvolvidos em África. A ATACA conta ainda, permanentemente, com voluntários no terreno, que monitorizam e desenvolvem, em estreita articulação com a sede em Portugal, os referidos projetos.

Desde 2006, a ATACA já contribuiu para melhorar a vida e o desenvolvimento de mais de 900 crianças e jovens, sendo que cada um deles foi apoiado, em média, ao longo de 5 anos, para que pudesse traçar um percurso educativo o mais completo possível. 

Este apoio foi proporcionado graças ao envolvimento de mais de 1000 tutores, na sua maioria cidadãos portugueses, que mensalmente financiaram as despesas de educação e desenvolvimento destas crianças e jovens. 

Acreditamos que juntos podemos mudar o mundo!