Ser Sócio

Porquê tornar-se sócio da ATACA?

A ATACA é uma associação de solidariedade social, entidade sem fins lucrativos, fundada em 2006 e reconhecida como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), que atua há mais de 10 anos em várias regiões de Moçambique e mais recentemente também na Guiné-Bissau.

Os projetos desenvolvidos pela ATACA têm como objetivo promover o desenvolvimento humano nas regiões do mundo mais desfavorecidas, nomeadamente em África, apoiando crianças e jovens em situação vulnerável, através de parcerias com escolas e centros de acolhimento, no sentido de garantir melhores oportunidades de educação e contribuir para o seu desenvolvimento integral.

Este apoio torna-se possível através do Projeto Tutor à Distância (PTàD), que mobiliza cidadãos portugueses para se tornarem tutores de uma criança ou jovem pelo período mínimo de um ano, comprometendo-se a financiar mensalmente as suas despesas de educação e em alguns casos também de sobrevivência (alimentação, vestuário, saúde e melhorias na habitação).

Desde 2006, a ATACA já apoiou mais de 900 crianças, jovens e suas famílias, contando com a colaboração de mais de 1000 tutores. Em média, cada criança ou jovem foi apoiado ao longo de 5 anos.

Em 2017, a ATACA lançou um programa de bolsas de estudo  com o objetivo de dar alguma continuidade ao trabalho já realizado com o PTàD e proporcionar a jovens em situação vulnerável a oportunidade de investirem no seu percurso educativo, nomeadamente através de uma vertente de estudos mais técnica ou do ingresso no ensino universitário. Já foram atribuídas mais de 60 bolsas de estudo em Moçambique para o ensino técnico e secundário e para o ensino universitário. Os alunos bolseiros do ensino universitário tornam-se voluntários da ATACA e dinamizam ações de apoio aos seus colegas mais novos, que passam pelo apoio ao estudo semanal e pela facilitação de atividades lúdicas ou informativas sobre diversos temas.

O diagrama seguinte apresenta os dados que consideramos mais relevantes no trabalho da ATACA:

Estrutura e financiamento

Em termos de financiamento, a ATACA estabeleceu uma divisão clara entre:

– o financiamento da organização

– os donativos atribuídos às crianças, jovens, famílias e entidades locais nos países africanos.

O funcionamento da ATACA enquanto organização é essencialmente assegurado pelas quotizações dos sócios e por outras fontes de receita (como a organização de eventos, a venda de merchandising, donativos de particulares e empresas, entre outras), pelo que, contribuindo através da modalidade de sócio, estará a ajudar todas as crianças e jovens apoiados pela ATACA e a garantir a continuidade da ONGD e dos projetos no terreno.

Os donativos entregues nos países africanos são assegurados por tutores, que contribuem mensalmente para que as crianças e jovens apoiados tenham acesso a educação, saúde, alimentação, vestuário e melhoria nas condições da habitação. Este donativo é entregue diretamente às entidades locais parceiras da ATACA e a sua utilização em prol dos beneficiários é monitorizada de perto pela nossa organização.

Os órgãos sociais da ATACA – Assembleia-Geral, Direção e Conselho Fiscal – são, de acordo com os Estatutos da associação, eleitos pelos associados, por períodos de dois anos e assumem o cargo de forma voluntária.

As quotizações dos sócios são depositadas em conta bancária separada da do PTàD, de modo a haver total transparência de processos. Assim, o valor angariado para o apoio às crianças e jovens é guardado separadamente e transferido diretamente da conta respetiva para o país onde é prestado o apoio, nunca se confundindo com o valor utilizado para pagar custos relacionados com a associação.

Direitos do Sócio da ATACA:

  • Escolher os órgãos sociais;
  • Convocar Assembleias-Gerais, de acordo com o estipulado nos Estatutos, para discussão e votação de questões vitais para a instituição.

Deveres do Sócio da ATACA:

  • Participar nas Assembleias-Gerais para que seja convocado ou fazer-se representar para o efeito;
  • Manter-se informado acerca do quotidiano da ONGD;
  • Manter atualizadas as suas quotizações.

Valor da quota mensal: 10 Euros (Não dedutível em sede de IRS)

IBAN: PT50 0033 0000 45351578948 05

Seja Sócio da ATACA

Fields marked with an * are required

Ao submeter concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso