Este fim-de-semana que passou fomos à praia! Depois de uma semana de calor anormal para a época chegou o tão desejado fim-de-semana. Preparámos as coisas e siga a marinha até ao areal. Apanhámos o chapa ( Toyotas Hiace pré-coloniais) até ao Jardim, juntamente com cerca de 15 pessoas, além de nós os 6. Chegados ao Jardim trocámos para um chapa maior, e pudemos sentar-nos (em bancos!) sem estar ao colo de ninguém. Demorámos cerca de 1h15m a percorrer aproximadamente 15km até à praia de Miramar. Chegados, somos convidados para participar num “torneio” de Vólei contra a Sida, no qual as regras eram simples: Não beber, não fumar e lavar bem os dentes! Visto estarmos dentro dos trâmites o Filipe aceita participar, enquanto nós os preguiçosos trabalhávamos para o bronze.

Depois de um mergulho no mar, que está a uma temperatura semelhante à do Atlântico, arrumamos as tralhas e ala até à “cervejaria Miramar”, que fica em cima da praia com vista para o mar. Sentámo-nos e ao fim de alguma discussão lá encomendámos amêijoas e Camarão grelhado para saciar o apetite. Que maravilha! Umas amêijoas grandes e saborosas com um molhinho levemente picante, e uns camarões grelhados já preparados e abertos ao meio. A nós coube-nos saborear aquele maravilhoso petisco acompanhado pela vista para a praia e uma temperatura simpática. Para acabar, um café Delta à Portuguesa!
As opiniões foram unânimes: Que delicia!

Se já tencionávamos comprar camarão para o jantar então depois deste almoço ficámos com a certeza de que assim seria. Fomos então ao mercado do peixe, que era a 10m a pé da cervejaria, aonde encontramos os mais diversos tipos de peixe e marisco, a maioria dos quais ainda vivos ou moribundos.
De volta a casa, novamente de chapa (desta vez estávamos seguramente mais de 24 pessoas todas encavalitadas) preparámos o camarão e os restantes acompanhamentos, que foram cozinhados pelo Filipe. Mais uma vez foi um manjar de príncipes, não só pelo sabor mas pela quantidade (5 Kg de camarão para 12 pessoas! Ehehe)

A nossa noite acabou por aí, pois no dia seguinte esperava-nos uma missa matrimonial…

Guilherme

Domingo:
Acabados de acordar, numa manhã bem fresca (típica do norte de Portugal…) tivemos oportunidade de assistir ao casamento da Lúcia e do Jeremias, na estreia do pavilhão gimnodesportivo do Centro de Dia. A cerimónia começou com um relato da biografia dos noivos, da qual passamos a citar: quanto à noiva “é uma mãe dinâmica e trabalhadora”, quanto ao noivo, “no campo político, tem sido um militante consequente e zeloso na defesa das ideias da Frelimo” (assunto bastante interessante para esta cerimónia…).
Tivemos o privilégio de ficar atrás dos noivos, reparando nas repetidas sonecas da noiva… A missa demorou aproximadamente…. muitas horas…!
Após muita dança e muitos canticos típicos moçambicanos, pudemos observar alguns rituais e costumes algo estranhos, como por exemplo no ofertório entregar laranjas, galinhas e até mesmo o bolo dos noivos (em forma de coração)!!
Com muita pena, não fomos convidados para o famoso copo de água, por isso mal acabou a cerimónia que nos fez congelar as pontos dos dedos e do nariz, fomos a “casa dos meninos” “mata bixar” meia duzia de bolachas Maria, ou melhor, Marie…
Após uma tarde de descanso, quebramos as regras e à noite fomos ao famoso bar do nosso Bairro do Aeroporto, o chamado Super Lola, beber uma Laurentina à maneira… Sim pessoal, aqui arranjamos a substituta da Super Bock, a LAURENTINA!!! E aqui não pensem que é de 0.33 cl…
Vamos voltar ao trabalho… Até breve, beijinhos e abraços…

Catarina, Joana e Mariana

Terça-feira, 7/8/2007

One Response to Relato de um fim-de-semana no Maputo
  1. Olá Pessoal de Maputo!

Se essa do camarão e da praia era para fazer inveja ao pessoal que por cá ficou … conseguiram.
    Belas fotos e boa prosa, mas ficamos a aguardar notícias e fotos do vosso trabalho junto da comunidade e do PTáD.
    Um beijo para elas e um grande abraço para eles.