Já passou quase um mês desde a ultima vez que demos novidades…começamos por dizer que está tudo a correr melhor que bem e que a intensidade da experiência têm sido acrescida com cada sorriso… e acreditem que têm sido muitos!

Este mês foi palco de muitos acontecimentos importantes: a despedida da voluntária Mercedes, a ida á praia com as crianças, as férias das crianças, a chegada dos pais da Isabel,os jantares com as crianças, a preparação para o torneio de futebol, as noitadas, os concursos de dança, as reuniões nas escolas, a festa em homenagem ao Futebol Clube do Porto….

Começemos pelo início… a Mercedes deixou-nos rumo á sua ilha um dia depois de termos escrito no blogue… as crianças fizeram-lhe uma despedida muito característica: as canções, as danças, a capoeira. As canções foram escolhidas a dedo para levar ao sentimento e acreditem que até nós ficamos comovidas!Fizemos um grande lanche de despedida para a Mercedes e para as crianças e o bolo de chocolate, mesmo compacto, foi devorado numa fracção de segundos para dar início ás danças e á animação. Não existe um dia menos divertido na Casa Esperança… é fascinante ver a autenticidade e o á vontade com que estas crianças interagem umas com as outras e com as pessoas com quem se cruzam pelo caminho…Já começa a ganhar terreno um saudosismo do que vivemos e ainda não fomos embora… este país é efectivamente muito místico: o cheiro, os olhares, o modo de vida, a acomodação ás ” pequenas felicidades”, a energia, o ” deixa andar”, as cores, os sabores, os sentimentos…. não é possível descrever, tem que se viver!

Foi embora a Mercedes e chegaram os pais da Isabel: mais uma vez festa! Canções, danças, capoeira Os pais da Isabel ficaram somente um dia e foram muito bem recebidos pelas crianças que,como sempre, os acolheram com muita animação e muito carinho! Aproveitamos para conhecer a ilha de Moçambique e é deveras interessante: de estilo colonial está absolutamente sobrelotada e as “casas” estão quase empilhadas umas em cima das outras sem que haja espaço para passar a brisa marítima. Não existe industria e o comércio existente é pouco e por isso as pessoas subsistem da pesca e do pouco turismo que vai aparecendo. Sendo assim é facil compreender a existência de muitas crianças a pedir, na ânsia de mais umas moedas para comprar de tudo ou pouco ou mesmo nada… esta ilha é digna de uma atenção especial pois os apoios prestados enquanto património da humanidade não são suficientes e há toda uma população a padecer de bens essenciais…

A semana que se seguiu foi diferente de todas as outras: as crianças estavam de férias e por isso as brincadeiras foram mais que muitas: desde as construções de carrinhos de arame, bonecos de lodo, brincadeiras com água, conversas sobre damas e amigos, treinos de futebol, correrias, mimos, danças…não estivemos um unico momento paradas porque não é possível fazê-lo quando existem 28 crianças numa só casa cheias de novidades a contar a todos os momentos.

Nesta semana celebramos a vitória do Futebol Clube do Porto no campeonato e, embora muitas crianças sejam de outros clubes, todas aderiram muito bem á festa e a dança e a animação foi, mais uma vez, uma constante!!!!

A ida á praia com as crianças foi, por si só, também memorável! Fomos numa chapa todos juntos com a companhia de alguns passageiros que a muito custo se iam encaixando no nosso meio durante o precurso… cantamos durante a viagem e quando chegamos o mar tornou-se num sonho tornado realidade! Todas as crianças correram para o mar e com mais ou menos medo todas mergulharam, fizeram guerras de areia, piruetas na areia… nunca tinhamos engolido tanta água e tanta areia na nossa vida. Isto porque era impossível estar no mar sem ter logo 3 ou 4 agarrados a nós! Assim se passou o dia com passeios, conversas, resmunguisses porque “as sandes não enchem barriga”, mergulhos e disparates.

Fizemos, no outro dia, um almoço e compramos 30 frangos para não haver queixas de que a comida é ” pouca e não anima”. O almoço foi muito engraçado. Juntamos as mesas no exterior, convidamos as tias e as irmãs e foi só comer: frango, arroz e gelado foram o prato do dia que se repetiu á noite, tal foi o exagero de comida! é claro que as crianças ficaram extasiadas e por isso fizemos um concurso de dança para animar a tarde! Devia ter sido filmado… o ritmo está-lhes no sangue e o á vontade deu lugar a interpretações engraçadissimas!

Acabadas as férias foi altura de ir de novo ás escolas ás reuniões dos encarregados de educação para saber as notas das crianças… estas reuniões são absolutamente inéditas… só visto. Agrupam-se os encarregados nas salas feitas de paus e o professor dita as notas de cada aluno individualmente, faz comentários sobre a turma, sobre o comportamento, sobre os uniformes e elege-se a mama e o papa de turma ( com 3 meses de atraso sendo que o primeiro trimestre já acabou…). Sendo assim nós andamos numa correria de uma sala para a outra porque 20 das crianças da casa frequentam a mesma escola e as reuniões eram marcadas quase todas para o mesmo horário! incrivel: nós e as crianças a correr de um lado para o outro com papeis na mão na tentativa de não deixar nenhum para trás! As crianças tiraram notas razoáveis mas as notas administrativas também foram mais que muitas porque não houve professor, não houve aulas…. Areforma no ensino era uma prioridade neste país.. alguns conteúdos curriculares estão completamente descontextualizados, a matéria que em Portugal se dá no 9º, aqui dá-se no sétimo….

Assim se passou mais um mês de uma experiência fascinante que não é facil de partilhar…Todos deviam ter uma experiência como esta na vida porque é unica e muito especial. Nós estamos delirantes com tudo que estamos a viver e só resta um mês para aproveitar! Por isso ficamos por aqui e deixamos muitos beijos saudosos para quem é de beijos e abraços para quem é de abraços!

One Response to Companheiros…
  1. Não posso deixar de enviar um forte olá de irmão! É extraordinária vossa entrega pura, e é inspiradora a vossa atitude, garanto-vos! Muita força e saudações a todos os que são de beijos e de abraços:)


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *