Já passou muito tempo desde a última vez que escrevemos para o blog. Durante esse tempo temos passado a quase totalidade do nosso tempo a trabalhar, ou nas escolinhas ou em casa a organizar toda a informação recolhida. Para conseguir transmitir melhor o nosso dia-a-dia vou contar como foi a nossa sexta-feira dia 8, passada quase na sua totalidade na escolinha de Gingone.

Acordamos cedo e fomos de boleia com o Sr. Bernardo, primeiro passamos por Lioce e Cariacó, depois fomos para Gingone. A chegada a escolinha vimos já alguns pais que esperavam a porta pois nos queríamos falar com eles para ficar a conhecer melhor a família das crianças da escolinha. Começávamos a ter noção que iria ser um dia muito longo.

A escolinha de Gingone é composta por duas grandes salas e na sala principal já estavam alguns pais a nossa espera e em cima de uma mesa os documentos de praticamente todas as crianças da escolinha. Começamos logo a trabalhar, a Margarida começou a organizar o espaço para as crianças fazerem um desenho, o Tiago e o Fernando começaram a falar com os pais e o Fred foi fotografar cédulas. A manhã foi passada toda nisto, entrevistas, desenhos, documentos e algumas brincadeiras com as crianças. A medida que as horas iam passando a quantidade de trabalho também diminuía bastante o que tornava possível trabalharmos directamente com as crianças.

A Margarida ia aproveitando para ensinar umas canções, hits como “O nosso galo é bom cantor” e o “Olá e como estas?” foram repetidos até a exaustão. Enquanto a Margarida ia ensinando musicas as crianças, o Fred, o Tiago e o Fernando iam falando com as monitoras para actualizar algumas informações das crianças.

Depois veio o almoço e desta vez, ao contrário do que tinhamos feito todos os dias, almoçamos na escolinha. Para agrado de alguns de nós o almoço foi Xima com matapa e camarão.

O almoço

Foi interessante almoçar na escolinha pois conseguimos ver exactamente como se comia na escolinha e como as crianças se organizavam, pois eram 4 ou 5 meninas das mais velhas que ajudavam as mamas a distribuir a comida as restantes crianças.

Depois do almoço voltava a actividade, desta vez com o Tiago e o Fred a fazerem uma pequena aula de musculação brincando com as crianças e carregando-as durante uns segundos. No final o que se podia ver eram duas pessoas cansadas e muitas crianças a pedirem mais.

Fred e Tiago em Gingone

O resto da tarde foi passado a recolher algumas informações para o PTàD e a fazer mais algumas brincadeiras com as crianças. Foi um dia bem passado, pois para alem de termos trabalhado muito, também brincamos muito (somos umas crianças autênticas) e passamos um dia inteiro numa escolinha.

Margarida a pintar em Natite

Os restantes dias aqui em Pemba têm sido passados a fazer um pouco do mesmo que fizemos em Gingone. As diferenças prendem-se principalmente com o facto de termos passado dos desenhos em papel para os desenhos na parede. A Margarida com a ajuda das monitoras e das crianças das escolinhas tem pintado uma parede por escolinha, os desenhos têm ficado muito engraçados e transmitem muita alegria e cor aquelas salas.

Na escolinha de Cariacó

Isto é o que vai acontecendo durante a nossa semana. Ao fim-de-semana as escolinhas estão fechadas e temos aproveitado para descansar. Ao sábado costumamos ir a praia aqui de Pemba, a praia de Wimbi, onde descansamos e tomamos banho na água quente, apesar de as pessoas de cá dizerem que nesta altura do ano a água está gelada.

O domingo começa bem cedo, com os sinos da Igreja a ajudar no despertar, estão a muito poucos metros da janela do quarto do Fred e do Tiago. A primeira coisa a fazer é tomar um ricoffy, não é o café a que estamos habituados mas serve para o efeito, e depois vamos a missa.

A missa de domingo das 7:30 da manhã tem uma particularidade muito interessante, demora duas horas e as leituras são feitas em 3 línguas, o português, macua e maconde (os dois dialectos mais proeminentes de Pemba).

O resto do domingo é passado na praia, pois temos sido convidados para ir almoçar a Murrébue. Da primeira vez foi o Sr. Claudino que nos convidou para passar na praia em frente a sua casa. Este fim-de-semana fomos também a Murrébue mas desta vez convidados pelo Sr. Armando para um grande almoço.

Praia de Murrébue

Ao Ir. Godinho, Pe. Zé Marques e Ir. Erenita, Sr. Claudino, Sr. Armando e a sua mulher Sami, a Sónia, ao Sr. Faria e a sua mulher Celeste e a todas as pessoas que nos têm acolhido tão bem nesta cidade fica o nosso obrigado.

Por fim agradecemos mais uma vez a ajuda do Fernando e a oportunidade que a ataca nos deu.

Um grande abraço a todos, do Fred, Tiago e Margarida

Ps. Qualquer pessoa que passe por aqui não se iniba de comentar os textos.

8 Responses to Novidades de Pemba……….
  1. oi tia de miramar você está linda. ataca é k esta a dar né? Estamos aqui todos (mãe e filhos) a ver as tuas aventuras. Se não fosse o manel e a nita a verdade é que eu não via nada.
    O manel e ana tem uma amiga que também esteve ai (a Belinha)
    Lalizinha fazes cá muita falta e ainda bem que estás quase a chegar. Não chegou para muito pois não? Vamos continuar a acompanhar as tuas estórias,e contagia todos com a raça BRAVO!
    GRANDES BEIJOS E ABRAÇOS e cá estamos á tua espera na segunda feira.

  2. Tia Guidinha, é do fundo do coração que te dizemos que ficamos felizes por haver pessoas capazes de atitudes de tão grande valor, como a razão desta viagem… sendo este alguém a nossa tia Margarida, o orgulho faz-nos sorrir… Sabemos e temos a certeza que esta experiência será muito gratificante e te fará uma pessoa ainda melhor… Muitos beijinhos e sorrisos para todos 🙂
    Alexandra e Rodrigo

  3. Tia Guidinha, é do fundo do coração que te dizemos que ficamos felizes por haver pessoas capazes de atitudes de tão grande valor, como a razão desta viagem… sendo este alguém a nossa tia Margarida, o orgulho faz-nos sorrir… Sabemos e temos a certeza que esta experiência será muito gratificante e te fará uma pessoa ainda melhor… Muitos beijinhos e sorrisos para todos 🙂
    Alexandra e Rodrigo

  4. É a segunda vez que "jovens" da ATACA, que eu saiba, passam por estas belas paragens de Pemba. A primeira, a Elisabete, deu-me a conhecer a Organização. Sempre bem disposta rapidamente passou a ser mais uma amiga. Agora, e durante 1 mês, tivemos o privilégio de ter cá o Teles, o Freddy e a Margarida. Sempre bem dispostos, brincalhões mas muitissimo trabalhadores. É desta juventude que o mundo necessita. Pena ser tão pouco tempo. Um mês vai-se num ápice. Mas… eles prometeram voltar pois o encanto desta terra, desta gente, dos seus cheiros e sabores fizeram deles uns verdadeiros "africanistas". E as escolinhas e os seus miudos agradecem e agradecerão, eternamente, o seu empenho.
    A eles e à ATACA África, Moçambique e, particularmente, Pemba ficam-lhe agradecidos.
    Bem Hajam.
    Um abraço para todos.
    Armando Cepêda

  5. orgulho me de pertencer a esta família.. orgulho do esforço, orgulho da boa disposição, acima de tudo orgulho pelo vosso trabalho… não há qualquer dúvida disso.
    continuem…

    beijo grande da marroquina 🙂

  6. Querida Lallizinha, que saudade!!!
    Que orgulho tenho de você minha priminha!!
    Lindas as suas crianças… que alegria a parede que pintaram.
    Pelas fotos já dá pra ver a alegria de estarem ai.
    Tenho certeza do poder transformador dessa experiência, sairão dai sem duvida melhores seres humanos que tanto precisamos neste nosso pontinho azul do Universo. Como cidadão desse nosso mundinho, meu sincero agradecimento e admiração, a você e a todos os seus companheiros.
    Um beijo no coração
    Ronnie
    p.s. contem mais sobre o povo dai…

  7. Gostei muito da forma alegre e descontraída como descrevem as vossas actividades. As fotografias também evidenciam essas características, bem como, o amor que põem em toda a vossa acção de apoio a quem tanto dele carece. Parabéns a todos e, não menos importante, o meu muito obrigado, na qualidade de cidadão Português e Lusófono,pelo vosso esforço no apoio de outros cidadãos que falam a nossa língua Mater.
    Jorge Gonçalves Pereira

  8. Ficamos todos muito contentes ao vermos a quantidade de crianças com que vocês estão. Com certeza que todas estão muito felizes pela atenção e cuidados de todos vocês. Algumas ainda têm a sorte de ficar com paredes alegres e divertidas. A praia é de invejar ao máximo. Nós que cá estamos até… Bem, tragam tudo bem estudado porque queremos arranjar tutores para essa malta toda.Abração diversão e trabalhão para todos.António e Teresa TR


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.