Os primeiros dias..
Estes primeiros dias não têm sido fáceis para as brancas habituadas às temperaturas quase negativas de Portugal…Aqui, Às 5 da manhã já não dá para estar na cama…aliás aqui é difícil dormir porque o calor faz-nos perceber que estamos mesmo em Àfrica.Mesmo para mim é uma novidade pois das vezes que vim nunca apanhei esta altura de inferno na terra que nos faz tomar banho 4 vezes por dia.Quando chove…quando chove é uma benção para nós e ficámos assim, a deixá-la cair sobre nós e afagar-nos a alma.Mas aqui quando chove, o que acontece em média 3 vezes ao dia, sentimos a força do universo.O peso de algo maior sobre nós…inexplicável a quantidade de àgua que em poucos minutos nos fica a dar pelo joelho..

Nessa altura, já nós somos alvo de chacota, das pessoas que se riem a ver-nos tentar apanhar os nossos chinelos que entretanto vão na enxurrada.A verdade é que mesmo nós nos fartamos de rir de nós próprias de alguams das figuras que fazemos.E quando dizemos “Que calor” ainda se riem mais e dizem…”Não está fresco…vocês foram abençoadas na chegada porque começa a diminuir..”
Bem…a diminuir….que medo…porque o normal tem sido à volta dos 40 graus.Mas começamos já a habituarmo-nos, embora a Patrícia não durma quase e a Marta encha a cama de gelo antes de dormir.Muito bom.
Esta semana vamos tirar a carta de bicicleta para podermos começar a circular facilmente, principalmente nas visitas aos bairros e às nossas crianças que vivem com as famílias.Confesso que estou curiosa para saber qual será a avaliação à minha condução de bicicleta.
Os meninos da casa Esperança começam agora a perder a vergonha e a aproximar-se das tias, mostrando já algumas das malandrices de que são capazes.
Temos sido tão bem recebidas….por todos aqui em Quelimane.Começamos a ser já as vizinhas do bairro, e toda gente mostra amizade e afecto por nós.
Esta primeira semana está a servir para tratarmos de questões mais burocráticas e para revermos o plano de actividades que teremos pela frente.Para concluir a fase de adaptação e reconhecimento do terreno.Para que nós às quatro nos adaptemos a trabalhar em grupo e protanto também nos conhecermos melhor.
Tem sido muito engraçada a nossa troca de experiências, visto sermos todas tão diferentes e tem resultado muitíssimo bem.A Marta é a nossa “stressada” do grupo no bom sentido.Funciona também como o nosso repelente visto que de 5 em 5 minutos está a espalha-lo por todo o lado ao ponto de já não aguentar-mos com o cheiro.É alvo de gozo diariamente pela sua pronúncia lisboeta, e sem dúvida a mais espontânea do grupo.Muito divertida.A Isabel é a nossa “zen”…calada, sossegada, observadora,ponderada.Agora que nos pôr a fazer abdominais com este calor ahaha…e obriga-nos a comer sopa diariamente.A Patrícia é a nossa…mãe, tia.Não só pela idade como pela experiência de vida.Extremamente adaptável a todas as situações e com muito instinto de aprendizagem.

Como podem imaginar estou muito feliz com o grupo que somos pois o trabalho pela frente será gigante e só com uma equipa assim seria possível.Acima de tudo muito humanas e trabalhadoras.

Bem..começo a escrever sem parar pois tenho vontade de contar tudo o que aqui acontece, mas sei que se for muito longo podem desistir eheh.Assim tentarei escrever com regularidade.
Estamos bem.A começar muito bem.
Um bem haja a toda a ataca e um beijo para todos que amo.
Estamos Juntos

3 Responses to Os primeiros dias..
  1. Ritiiiiiiinha que poderei dizer destas fotos?
    Estás no sítio certo.. estás no TEU SÍTIO!
    Beijinho Nuxita

  2. Muitos Parabéns!
    Quando forem visitar a "minha" Abiba que vive com a família, façam meus os vossos braços e dêem-lhe o abraço mais forte do mundo. Os Fortunato nunca se esquecem dela.
    bjs e bem-hajam

    R Fortunato – Tutora ou "madrinha"

  3. Chuva a cântaros, também nós temos, obrigado! Mas, podem mandar-nos um pouco de sol? Nem precisa de ser quente, morninho já está bom. Se não puder ser, continuem a mandar-nos o calor das vossas histórias. Todos os dias, ok?
    Beijo grande para todas!
    Bom trabalho!
    Nós por cá, todos bem!
    Beijos reconhecidos,
    Fernando
    ataca


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *