Esta semana que passou foi uma semana repleta de emoções boas.Foi semana de distribuição de dinheiro às mãmãs e responsáveis pelas crianças que designámos externas do projecto.
Ou seja, são crianças que não vivem no orfanato, que vivem com as suas famílias mas que a ATACA apoia com os donativos dos seus tutores.Então, começámos a semana em grande com as famílias a virem cá buscar a ajuda da ATACA, e não podem imaginar a felicidade que vem dos seus rostos.O quanto ficam agradecidas por saberem que alguém a 10000 km daqui pensa nos seus filhos e deseja para eles algo tão bom.Estas mãmãs, como todas no mundo, naturalmente, querem o melhor para os seus filhos.Eu não sou mãe, não posso nem consigo imaginar o desespero que deve ser querer dar comida aos filhos e não poder.As mães que lerem isto de certo compreenderão aquilo que estou a dizer.De facto, nesta terra, ser mãe é o maior desafio do mundo….mãe de 4,5 ou 6 filhos, às vezes também mãe de mais 5 sobrinhos órfãos..e são incansáveis estas mães.
Quando vemos estas crianças enroladas nas capulanas nas costas das mães, parecem um só, parece que ainda estão no ventre da mãe, seguras e protegidas.Quando em qualquer lado vemos estas mães a darem de mamar, às vezes já quase sem leite numa tentativa desesperada de dar de comer aos seus filhos, quando vemos estas imagens com os nossos olhos, percebemos que ser mãe, aqui, é um acto incondicional de amor e de luta até ao resto da vida.
Mães, que todos os dias fazem quilómetros para irem até às suas machambas, de enchada na mão e filhos às costas tentar aproveitar algo da terra, muitas vezes fustigado pelo clima.Muitas vezes trabalho em vão.Mães, que todos os dias fazem quilómetros para irem comprar água ao poço mais próximo de casa, e que a carregam na cabeça, sempre com os seus filhos às costas.
Não podem imaginar o quanto estas mães vos estão agradecidas a vós, tutores, a vós atacantes que mesmo longe trabalham voluntariamente em prol de melhores condições de vida, a vós, amigos da ATACA que apoiam e acarinham este projecto e nos ajudam a ter sempre mais e mais coragem para lutar contra as contrariedades da vida.
Ser tutor de uma criança aqui, confiar na capacidade desta organização é sem dúvida um acto de amor que ultrapassa qualquer coisa que possam imaginar.À medida que vamos entregando as cartas que os tutores enviaram, por nós, aos seus afilhados percebemos que esse amor é recíproco.Não podem imaginar a felicidade de cada uma destas crianças quando lhes dizemos que têm uma carta de Portugal do padrinho para eles!!Não é possível captar esses sentimentos com uma máquina fotográfica.É delicioso.
Assim, não me canso, porque estou aqui e porque vivencio tudo isto de, em nome delas vos agradecer por colaborarem neste projecto, por ajudarem estas mães a terem um pouco mais de esperança e de paz, por lhes darem fé na vida, nos seus filhos, num mundo melhor.
Não podia deixar de vos falar nisto esta semana que passou, pois, mais uma vez digo, é para mim um privilégio, mais uma vez aqui estar, e poder, em vosso nome ser a transmissora de todo esse afecto, amor e carinho.
Na passada semana fomos também à festa de carnaval das escolas com os meninos da Casa Esperança.Não imaginam como foi engraçado.Estes miúdos dançam que é uma coisa extraordinária!Todas as escolas competiam entre si, com muito samba alegria e boa disposição.Os nossos estavam muito contentes por estar ali com as tias e tiveram direito a refresco e pipoca…Que tarde de Sábado bem passada hã!!
Não me atrevo é a dançar aqui tão cedo porque estas brancas parecem bonecos enferrujados a beira deles.Mas as meninas aqui do nosso bairro vão ensinar-nos a “gingar” como elas..eheh.
Outro episódio maning nice desta semana…a minha cadela, que na verdade é um cão, agora resolve seguir-nos para todo lado.Então, ia eu com a Tia Pata ao mercado comprar um belo peixe para o jantar quando reparamos que a Odileca (ou O Odileca…enfim) nos seguia qual cão treinado..não podem imaginar o que as pessoas se riam de nós…as brancas a passear o cão..e no mercado, a tia Pata teve de ficara segurar nela (ou nele…) para que não viesse atrás de mim para as bancas do peixe.Somos mais uma vez alvo de chacota e riso geral, porque de facto só a nós estas coisas…aposto que a tia Pata irá descrever esta história e muitas mais no seu blogue, ela que já se designa a madrinha da Odileca, uma vez que eu sou a mãe…eheh
O nosso grande Evaristo, o colaborador da ATACA aqui em Moçambique já está atrabalhar a todo o gáz também, e amanhã de manhã teremos uma longa tarefa de cartas e desenhos para vocês padrinhos, e que para a pequenada é dos maiores momentos aqui na Casa.
Esta semana fico por aqui, consciente de que mais uma vez estar aqui é uma verdadeira benção para nós, e que sem vocês desse lado este pequenino mundo ATACA não seria um mundo melhor.Muito Obrigada a todos mais uma vez, e agora vou dar banho à cadela…cão.
Um beijo a todos os que amo…já com saudades..
Tamos Juntos
Rita
Olá minhas lindas!
São duas e meia da manhã e resolvi vir espreitar o vosso blog… apesar de estar a morrer de sono não podia deixar de vos enviar um grande abraço!
Sabemos que a Ataca não poderia estar melhor representada (é só "baba" po aí! Hem?!)Nós sabemos bem os sentimentos que vos vão na alma!!!
Mais uma vez um bem hajam e por favor vão dando abraços nossos a todas as crianças: será que ainda se lembram das tias blá-blá/gordidinha e sportzone?
Mais uma vez um xi apertado para cada uma de vocês das inseparáveis sisters
Olá, Rita, colega da direcção e grande coordenadora desta missão.
Estamos a seguir o vosso trabalho empenhado com grande entusiasmo. E felizes por estar a correr como planeado.
Estamos deste lado, mas estamos juntos!
Bjo
Fernando