Partida do Porto dia 27 Set. 2011 às 13h25 e o nervoso miudinho que me incomodava há já 1 semana começou a desaparecer. Foram horas de voo muito cansativas, pois só no dia 28 Set. 2011, pelas 20h, é que consegui finalmente dormir. Durante o voo de Maputo a Quelimane tive uma experiência de escala em Tete, tal e qual um autocarro para deixar sair e entrar passageiros. Em Tete, durante o período de espera dentro do avião, somos avisados para não ligar aparelhos electrónicos porque estariam a atestar o depósito do avião (segurança acima de tudo). Chegada a Quelimane já estavam no aeroporto à minha espera as voluntárias Isabel, Mónica e Ana que me receberam muito bem, e já em casa tinha um “postal de boas-vindas” em cima da cama. No dia seguinte (29 Set. 2011) fui pela primeira vez à Casa Esperança onde as crianças me deram as boas-vindas cantando e dançando. Após a recepção na Casa Esperança eu a Ana e o Evaristo fomos visitar uma família, o que me deixou bastante contente porque iria ser a minha primeira actividade no terreno. Fomos de bicicleta por caminhos em terra batida, passando por bairros e escolas. Chegados ao local e após uma breve entrevista marcou-se nova visita porque a família não estava completa, faltava a mamã. Nos dias seguintes fizemos visitas da parte da manhã e de tarde ficamos na Casa Esperança a ajudar as crianças nos trabalhos escolares, a fazer desenhos e em pequenas brincadeiras.

Nestes 3 dias de estada em Quelimane o que ainda me deixa admirada é a atitude das pessoas na condução. Não posso dizer que há falta de civismo, porque conduzem como se não existisse código de estrada. É preciso ter cuidado e muita atenção, porque é uma autêntica “selva”, quer para condutores quer para peões. Mas para os locais não se passa nada.

1ª Missão de Voluntariado de Mónica Pinho.