Quem Somos

Crianças africanas apoiadas pela associação ATACA.

A ATACA é uma associação de solidariedade social, entidade sem fins lucrativos, com estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD),  fundada em 2006. 

Tem a sua sede no Porto e desenvolve projetos em Moçambique desde a sua fundação e mais recentemente, desde 2018, também na Guiné-Bissau. Estes países ocupam no fim da tabela do Índice de Desenvolvimento Humano (dados de 2019), onde se encontram, respetivamente, os lugares 181º e 175º num total de 189 países do mundo. 

A ATACA não tem qualquer filiação política ou religiosa, procurando sobretudo envolver diferentes voluntários e parceiros nas suas ações e projetos. O grande objetivo orientador é, então, contribuir para um melhor e mais responsável desenvolvimento humano nos países onde atua. 

Como trabalhamos?

Assim, e sendo uma organização de base voluntária, a ATACA é constituída por uma equipa de cerca de 30 voluntários em Portugal. Estes voluntários dedicam semanalmente uma parte do seu tempo à gestão da associação e onde são responsáveis por tarefas administrativas, logísticas e de apoio aos projetos desenvolvidos em África.

A ATACA conta ainda, permanentemente, com voluntários portugueses no terreno, que monitorizam e desenvolvem, em articulação com a sede em Portugal, os referidos projetos. Para além destes voluntários que partem em missão, existem também voluntários locais nos países onde a ATACA atua. Em suma, ao longo do ano realizam-se cerca de 4.000 horas de voluntariado na ATACA. 

Desde 2006, a ATACA já contribuiu para melhorar a vida e o desenvolvimento de mais de 900 crianças e jovens, sendo que cada um deles foi apoiado, em média, ao longo de 5 anos, para que pudesse traçar um percurso educativo o mais completo possível. 

Este apoio deu-se graças ao envolvimento de mais de 1000 tutores, maioritariamente portugueses, que mensalmente financiaram despesas de educação e desenvolvimento destas crianças e jovens. 

Acreditamos que juntos podemos mudar o mundo!

Equipa da associação ATACA com os jovens apoiados.