Ser Voluntário

VOLUNTARIADO NA ATACA

A ATACA é uma organização de base voluntária e os resultados que alcançou em mais de 10 anos de atividade são fruto do trabalho de muitas pessoas que passaram pelas várias equipas da associação, tanto em Portugal como nos países africanos. Contamos com voluntários que já estão na equipa desde 2008, dedicando-se semanalmente aos nossos projetos!

O voluntariado na ATACA pode ser realizado em Portugal ou nos países onde a ATACA atua, embora não existam vagas abertas para missões internacionais em permanência.

As inscrições para voluntariado na ATACA encontram-se abertas em permanência e agradecemos o interesse e disponibilidade de todos os que preenchem o nosso formulário para realizar voluntariado.

No entanto, devido ao número de candidaturas que recebemos todos os meses, que é muito superior às necessidades da associação, e também pelo tipo de voluntariado que procuramos – o trabalho na sede da ATACA é essencialmente administrativo, uma vez que os projetos são todos implementados noutros países – optamos por instituir um processo de seleção dos voluntários.

Assim, contactamos apenas algumas das pessoas que se candidatam através do nosso site e fazemo-lo sempre na medida em que exista uma função relevante a desempenhar na atividade da ATACA, o que poderá ocorrer por desistência de algum voluntário que a ocupasse anteriormente ou devido ao surgimento de uma nova função.

Assim, o processo de seleção prevê várias etapas:

Fase 1

– Preenchimento do formulário (no final desta página) pelo candidato a voluntário;

– Resposta automática da ATACA a acusar a recepção da candidatura (por vezes pode ir para o Spam).

Fase 2

– Seleção, por parte da ATACA, de candidatos a convidar para uma sessão de esclarecimento. Serão contactados apenas os candidatos selecionados.

– Após a sessão de esclarecimento, será tomada a decisão, por parte dos voluntários, de continuar ou não o processo de recrutamento;

– Entrevista individual com a ATACA.

Fase 3

– Decisão;

– Caso a resposta seja positiva, avança-se com a integração do voluntário na equipa para que este inicie as suas funções.

O voluntariado na ATACA implica um compromisso semanal e por um período longo de tempo (mínimo de um ano, salvo situações excepcionais).

 

Voluntariado em Portugal

Em Portugal, na sede da ATACA, decorre todo o trabalho de gestão e funcionamento da organização, que está dividida em vários departamentos. Os voluntários integram diferentes equipas de trabalho, que se dedicam especialmente a 4 áreas:

  • Angariação de fundos: organização de eventos, campanhas de solidariedade e Merchandising;
  • Projeto Tutor à Distância (PTàD): processamento e arquivo de informação relativa aos beneficiários do projeto; organização e envio da informação a fornecer aos tutores das crianças e jovens apoiados;
  • Parcerias e subvenções: contactos com organizações suscetíveis de se constituírem parceiros estratégicos e elaboração de candidaturas a linhas de financiamento;
  • Comunicação e imagem: produção e gestão de conteúdos de comunicação interna e externa.

A integração do voluntário num grupo de trabalho será feita de acordo com a sua motivação, competências e necessidades da ONGD. Fazer parte da nossa equipa de voluntariado implica receber formação para desenvolver competências e ficar a conhecer melhor o trabalho da ATACA, contribuindo para que todos juntos possamos mudar o mundo!  

 

Voluntariado Internacional

Durante vários anos, a ATACA contou com missões de voluntariado financiadas para Moçambique, mas recentemente, por alteração das regras do programa de financiamento, deixou de ser elegível, pelo que não tem vagas abertas e financiadas em permanência para voluntariado internacional.

No entanto, qualquer pessoa poderá preencher o formulário de inscrição, para que a ATACA fique com os seus dados e possa entrar em contacto com os candidatos caso, no futuro, venha a ser possível enviar voluntários para o terreno.

Os voluntários internacionais representam a ATACA no terreno e deverão desempenhar as suas funções com um elevado grau de autonomia e responsabilidade.

Quem estiver a considerar participar numa missão de voluntariado, através da ATACA, em África, deverá ponderar os seguintes aspetos:

  • Identificação com os valores da ONGD;
  • Aquisição de competências necessárias para este tipo de atividade;
  • Conhecimento acerca do país de destino: caraterísticas da população e principais problemas;
  • Estado de saúde adequado às condições do país;
  • Capacidade de adaptação a diferentes culturas.

Os voluntários que estão integrados na ATACA no Porto, sempre que cumpram os critérios de seleção de voluntários internacionais, terão prioridade em relação a candidatos que não estejam integrados na ONGD.

No terreno, os voluntários participam em missões de longa duração, entre 6 e 12 meses, implementando os projetos e estando em contacto permanente com beneficiários, parceiros e restante comunidade.

Têm como principais tarefas:

  • Executar os projetos existentes no terreno;
  • Garantir a ligação entre crianças apoiadas e os Tutores, principalmente no que diz respeito à troca de correspondência e envio de informação como vídeos, fotografias e atividades escritas;
  • Acompanhar as instituições apoiadas na gestão dos donativos;
  • Identificar as necessidades no terreno e novos projetos a apoiar;
  • Trabalhar em conjunto com os parceiros, diagnosticando necessidades e fazendo o balanço dos objetivos atingidos.

Nas situações em que existam vagas financiadas, estão asseguradas pela ATACA as seguintes despesas:

  • Viagens;
  • Vistos;
  • Consultas do viajante e vacinas;
  • Seguro de assistência em viagem e acidentes pessoais;
  • Estadia;
  • Alimentação;
  • Pocket Money mensal.

No caso das vagas não financiadas, o voluntário terá de suportar as despesas acima elencadas, estando a ATACA disponível para ajudar a encontrar soluções.

Os voluntários que vão para o terreno são recrutados e selecionados com antecedência. Durante os meses que antecedem a partida, é obrigatório que os voluntários participem na formação, que decorre na nossa sede, no Porto.

Excepcionalmente, poderemos organizar missões de duração inferior a 6 meses, para desempenho de tarefas específicas que sejam necessárias no terreno num dado momento, ou para o desenvolvimento de um projeto de Cooperação para o Desenvolvimento que se enquadre na missão da ATACA. Estas missões não estão calendarizadas. Se/quando surgir esta necessidade, a ATACA entrará em contacto com candidatos que se tenham inscrito para voluntariado internacional.

Para se candidatar para ser voluntário na ATACA, inscreva-se através do nosso formulário online.

Inscrever