Missão, Visão e Valores

VISÃO

Contribuímos para o desenvolvimento de comunidades onde as crianças e jovens possam crescer felizes e com melhores oportunidades, sem nunca perderem a sua identidade, preparando-os para virem a tornar-se cidadãos ativos no desenvolvimento local e na resolução dos problemas das suas comunidades.

MISSÃO

A ATACA promove a construção de projetos de vida sustentáveis junto de crianças, jovens e adultos provenientes de contextos vulneráveis nos países africanos, garantindo-lhes melhores oportunidades de educação e desenvolvimento integral, através de um acompanhamento próximo e personalizado e de uma atuação concertada com entidades locais.

VALORES

Transparência

A preocupação com a transparência está subjacente a toda a atuação da ATACA, assumindo um papel preponderante em vertentes como a comunicação com doadores, a gestão financeira da associação e a prestação de contas aos stakeholders – sócios, tutores, voluntários, parceiros, doadores pontuais e beneficiários dos projetos.

Sustentabilidade

A intervenção da ATACA procura fortalecer a autonomia das entidades locais e dos destinatários dos projetos, sem criar relações de dependência nem dinâmicas que a médio/longo prazo possam vir a revelar-se prejudiciais para as comunidades onde atua.

A formação, a capacitação e o desenvolvimento de competências de crianças, jovens e adultos são, em nosso entender, um forte contributo para que se alcancem mudanças sociais sustentáveis e duradouras nestas comunidades.

Voluntariado

A ATACA é uma associação que promove o exercício da cidadania e a participação cívica através do voluntariado, considerando-se, assim, uma organização de base voluntária, isto é, uma organização que procura e encontra nos voluntários o seu principal motor.

Cidadania Global

Na ATACA abraçamos uma visão ampla do mundo e do lugar que nele ocupamos. Acreditamos que cada um de nós deve ter um papel ativo na sua comunidade, devendo contribuir para tornar o nosso planeta menos desigual, mais justo e mais sustentável.