Presentes Solidários

Os presentes solidários da ATACA têm um impacto direto e muito importante nas vidas das crianças, jovens e famílias na Guiné-Bissau e em Moçambique. São contributos concretos que visam dar resposta a necessidades identificadas pela ATACA no terreno.

A campanha dos presentes solidários é lançada anualmente no último trimestre do ano, sendo especialmente direcionada para a época do Natal. Mas existem também presentes que estão à venda todo o ano, como é o caso do Leite para Crescer e das Bolsas de Estudo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

O processo é simples. Primeiro, deve escolher a pessoa a quem quer oferecer um presente solidário.

Depois, fazer a encomenda através da plataforma comprasolidaria.pt/ataca (pode carregar nas imagens e é direcionado para o site) ou contactando-nos para merchandisingataca@gmail.com.

A ATACA enviará o postal correspondente ao presente, que pode seguir para a sua morada ou e-mail ou, se preferir, diretamente para o destinatário.

Saiba mais sobre a implementação dos presentes solidários vendidos em anos anteriores aqui. 

 

LEITE PARA CRESCER

 

 

 

 

 

 

 

 

O presente solidário Leite para Crescer, lançado no Natal de 2021, está disponível ao longo do ano para oferecer em ocasiões especiais à família ou amigos – ao comprar, estará a oferecer leite para alimentar um bebé em Chemba, Moçambique, durante um mês.

Em Chemba, zona rural e remota, as Irmãs parceiras da ATACA  – Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana – apoiam bebés que não têm outra forma de ter acesso a leite. São situações concretas em que o aleitamento materno não é possível, nem existem quaisquer alternativas para o caso específico e as famílias não têm possibilidade de adquirir leite em pó. As Irmãs entregam quinzenalmente latas de leite e os profissionais de saúde monitorizam o desenvolvimento destes bebés. As famílias andam distâncias grandes a pé ou de bicicleta para irem buscar o leite.

A lista de espera de bebés a apoiar é longa. As Irmãs não têm possibilidade de apoiar mais bebés e por isso a ATACA lançou este presente solidário, na esperança de conseguir fazer a diferença.

 

BOLSAS DE ESTUDO ATAQUINHO

Este é um presente diferente e especial, porque pode mudar a vida de alguém em Moçambique.

Em nome do destinatário deste presente solidário, será financiada uma bolsa de estudo para um ano letivo a um jovem moçambicano em situação socioeconómica vulnerável, que terá agora oportunidade de dar continuidade à sua formação e sonhar com um futuro melhor. Poderá saber mais sobre o Ataquinho – Programa de Bolsas de Estudo aqui. 

A bolsa de estudo cobre despesas com propinas, fotocópias e impressões, uniformes, kit de material escolar e inscrição na biblioteca.

O destinatário do presente receberá um postal que simboliza que foi oferecida uma bolsa de estudo em seu nome, e posteriormente receberá informação sobre os jovens apoiados no âmbito do programa. Todo o processo será monitorizado pelos colaboradores da ATACA em Moçambique. Numa lógica de pay it forward, isto é, de “devolverem” o apoio que receberam, realizando ações que gerem mudanças positivas nas suas comunidades, os bolseiros universitários dão explicações semanais às crianças e jovens dos orfanatos, lares e escolas apoiados pela ATACA. São ainda organizadas regularmente palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento saudável e integral destas crianças e jovens, assim como atividades lúdicas.

O Ataquinho – Programa de Bolsas de Estudo é desenvolvido pela ATACA desde 2017 e conta já com os primeiros estudantes licenciados.

Veja o testemunho da Victorina, uma das primeiras alunas bolseiras universitárias, sobre a importância deste programa na sua vida e veja a diferença que pode fazer na vida destes jovens:

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer do fundo do meu coração pela oportunidade de ser uma beneficiária da ATACA. Tem sido muito bom porque, para além da ajuda que estou a receber nos meus estudos, eu aprendo mais nas atividades que temos praticado. Estar com outros beneficiários da ATACA tem sido uma experiência muito construtiva para mim – as sessões de palestras e de dança com os meninos das casas de acolhimento, as explicações que damos têm sido atividades que contribuem para o crescimento do meu ser como estudante e como ser humano. É bom saber que existem pessoas que têm um bom coração e um espírito de boa fé, que estão dispostas a ajudar a quem precisa. Hoje, com todo o apoio que eu recebo, muita coisa mudou. O valor que antes eu tinha que pedir emprestado para pagar a propina e tirar as cópias já não é necessário graças à ATACA. Sou o que sou hoje graças a este projeto e se eu puder fazer algo em prol da ATACA eu farei . (…) Portanto dizer somente obrigada não basta, as minhas palavras não seriam suficientes para agradecer. Uma vez que é o meu futuro e a construção dele que está em jogo, eu me sinto uma pessoa abençoada por ter essa oportunidade, tendo em vista que existem mais pessoas, nesse caso crianças e adolescentes, que necessitam de um apoio na sua vida, nos seus estudos, eu ser uma das pessoas que teve esse privilégio é algo muito valioso. Então que continuem assim a ajudar mais e mais gente, ajudando a mim ou a uma outra pessoa, não só estarão ajudando a ela, mas sim a família dela, a comunidade dela, a sociedade de que ela faz parte, enfim, o mundo todo acaba sendo ajudado, isto porque: um simples ato, uma só pessoa, é bem capaz de mudar o mundo, basta só dar o primeiro passo rumo à mudança.”

(Victorina, licenciada em Psicologia Educacional na Universidade Pedagógica de Quelimane, aluna bolseira do Ataquinho – Programa de Bolsas de Estudo promovido pela ATACA e voluntária junto dos estudantes mais novos)