A ATACA conta com uma equipa de cerca de 25 jovens voluntários moçambicanos em Quelimane que já estão integrados na associação há alguns anos. Estes voluntários são bolseiros do programa Ataquinho e também outros jovens que se foram juntando à equipa por ouvirem falar do trabalho realizado. Estão envolvidos em diversas ações em Quelimane, que têm como objetivo aumentar o impacto da intervenção da ATACA em cada criança e jovem apoiado no âmbito do Projeto Tutor à Distância (PTàD) e proporcionar um acompanhamento próximo a estes beneficiários, uma vez que muitos deles vivem em lares de acolhimento e orfanatos com dezenas de crianças.
Os voluntários fazem também visitas esporádicas aos projetos nas zonas rurais com a voluntária portuguesa da ATACA, permanecendo nestas regiões durante uma a duas semanas. Aqui dinamizam palestras e tutorias com os jovens apoiados.
Atividades desenvolvidas pela equipa de voluntários ATACA:
- clube de leitura
- apoio escolar
- palestras e atividades lúdicas
- projeto Vamos Juntos
- projeto Crescer(n)AComunidade.
O impacto deste trabalho nos mais novos, destinatários das ações referidas, é imenso e reconhecido pelos próprios beneficiários e pelos parceiros locais da ATACA.