Olá a todos

Desta vez para vos falar de coisas sérias… Não sei se já se aperceberam mas com muita pena nossa está a decorrer o 3º censo geral da população Moçambicana, o que limita bastante o nosso trabalho, visto as aulas terem sido suspensas por ordem do governo até ao dia 20. Como tal o nosso trabalho está em muito condicionado, razão pela qual a nossa intervenção junto da comunidade não tem tido a dimensão que desejámos. No entanto nem tudo parou. Hoje, terça-feira tivemos uma reunião com o Pe. Jorge, a directora da escola “florinhas do aeroporto” e outros responsáveis do “centro de dia”, tudo isto com o objectivo de acelerar o nosso trabalho junto da comunidade e para o PTàD. O nosso trabalho está dividido em três áreas:

Centro de dia das Mães de Mavalane

1º: PTàD: O nosso objectivo é integrar o maior número possível de crianças no projecto, para que possam vir a ser apadrinhadas num futuro próximo. Focamos grande parte do nosso trabalho e atenção aos alunos do “centro de dia” de Mavalane (bairro onde os rapazes estão instalados) e na escola “florinhas do aeroporto”. No entanto há também crianças participantes de outras escolas; são casos de famílias carenciadas, ou familiares directos de participantes.

ao fundo: os muros que vamos pintar

2º: Trabalho Criativo: Pretendemos pintar o pavilhão Gimnodesportivo assim como as paredes do recreio. Propusemos cores vivas como uma forma de trazer vida e alegria ao Centro. As primeiras ideias passam por pintar bonecos a praticar diferentes tipos de desportos, motivos de paisagens africanas, crianças a brincar, animais, etc. Neste projecto vão trabalhar juntamente connosco as crianças do bairro que frequentam a escola e o responsável pela oficina criativa, o Zurito. Correntemente estamos na primeira fase do projecto; a concepção, em papel, dos desenhos a pintar no muro, que serão uma mescla das ideias das crianças com a criatividade da nossa equipa e o profissionalismo e experiência do Zurito.
De seguida, previsivelmente segunda-feira, vamos desenhar os contornos dos desenhos nos muros, para depois as crianças pintarem. Não é que não saibamos pintar ou sejamos preguiçosos, mas queremos que os miúdos sintam que aqueles desenhos têm significado, conseguindo assim deixar mais uma marca junto da comunidade. Prometemos publicar fotos acompanhando a evolução das pinturas!

trabalho criativo com as crianças

3º: Actividades Lúdicas: Actividades pedagógicas, a planear, para ocupação dos tempos livres das crianças. Não é só o tempo de aulas que conta para o desenvolvimento destes jovens, mas também as ocupações dos tempos livres. Esperemos que tal venha a dar frutos, um dia mais tarde, e que marque a diferença.

trabalho criativo da Mariana

À noite, depois do trabalho, temos por vezes ocupado o nosso tempo livre com “aulas” de Changana, ehehe… Aqui vai uma despedida no dialecto:

Dzungula hi nkavo (cumprimentos para todos)

Hi tlhela hi vonana (até breve)

Catarina, Joana e Mariana

Terça-feira 7/8/2007

2 Responses to O nosso trabalho
  1. Então como tem corrido tudo? O changana continua a evoluir? Quero um jantar de comida moçambicana quando chegarem !

    Beijos para todos , para os meninos da escola

    Teresa Rodrigues

  2. Parabens pelo vosso trabalho, espero que haja mais gente a para apadrinhar os restantes e que consigam o mais rápido possivel.Quanto ao Changana estão simplesmente brilhantes!

    Beijos para todos

    Teresa Rodrigues ( Mãe Catarina )


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *