Olá amigos… mais uma semana passada, mais coisas para contar! Para além do habitual trabalho das explicações, temos algumas coisas engraçadas para partilhar convosco.

            O nosso “guarda” esqueceu-se de nós dentro do centro, trancou a porta e fomos forçadas a saltar uma rede onde a Janine rasgou as calças que a Paula emprestou para ir à missa. – O rasgão foi pequeno, Paula, não te preocupesJ Sorry!

Falando em missa, fomos com os jovens à igreja no centro de Milange. Aqui as pessoas dividem-se: de um lado homens e de outro mulheres. Nós só reparamos nisso quando estávamos sentadas rodeadas de homens. Para não falar que a missa foi toda em Chichewa. Não percebemos nada, apenas seguíamos quem estava à nossa frente. (sentar, levantar, sentar, levantar).

            Estamos a aprender algumas palavras em Chichewa. Já sabemos cumprimentar as pessoas. Já sabem o que quer dizer o título. A Resposta a mulibwanji é ndilibwino khayainu.

            Depois de muitas insistências por parte dos jovens para jantarmos com eles, aceitamos. Feijão com arroz. O cozinheiro desse dia foi o Samuel. Teve o cuidado de preparar o jantar para as “tias” com muito empenho.

 

 

            Domingo, dia 14, fomos visitar as irmãs Dominicanas, aproveitamos e conhecemos a Escola Agrária que alguns jovens do centro frequentam. Foram estas irmãs que nos deram boleia até aqui. Uma viagem comprida mas divertidíssima. Elas são fantásticas, riem-se como perdidas, temos longas conversas sempre muito animadas. Animados também temos aqui o Frei Samuel e o Padre Celestino. Fizemos um jantar para eles caprichado com os ingredientes de cá. Experiências com resultados bem positivos. Desculpem Paula, Dina e Helga, mas acho que ganhámos!! (andamos em competição, Quelimane VS Milange) Eheheh.

 

           

 

            Depois de a Alexandra nos ter falado tão bem do passeio à montanha, convencemos os rapazes a irem connosco. Passamos pela machamba onde eles trabalham, cultivam mandioca, batata, milho e criam cabras. Diziam eles que não íamos conseguir subir a montanha até ao topo, mas chegamos lá. A vista é lindíssima. Pelo caminho o tema de Portugal predominou. Têm muita curiosidade…

 


 

 

Só nos falta uma semana aqui em Milange. O tempo que eles têm disponível para estudar, tentamos aproveitá-lo ao máximo e conseguir a sua atenção total para a preparação dos exames da 10ª classe que se vão realizar  já em Novembro. 

            Terão mais notícias nossas daqui a uma semana… beijos e abraços.

 

Milange, 21-08-08

Janine e Sara


One Response to Mulibwanji
  1. Ola Sarita,
    Espero k esteja a correr tudo bem e k te estejas a divertir. Muitos beijinhos
    Carina


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.