Ora…contamos já com 3 semanas e a rotina começa a instalar-se por aqui: vamos já na terceira semana e contamos com: menos repelente de insectos, mais chocolate, menos calor em alguns dias/noites, menos ajuda para dormir portanto (leia-se cubos de gelo e xanax), menos banhos por dia (a média inicial era de 3), mais um elemento da casa (leia-se cão/cadela com problemas de identidade), mais alucinações com haagen dazs, mcflurry’s, sofás e ver o telejornal, mais vocabulário «brutal» da Marta e, por último, mais chuabo que se vai aprendendo a uma velocidade expresso com os meninos da casa que são uns exímios professores!

Esta semana começámos também a receber as mamãs. Tem sido uma experiência única perceber como as pessoas nos recebem e como a nossa ajuda é bem-vinda e, acima de tudo, útil. Afinal de contas, são cerca de 130 famílias que a ATACA ajuda, só em Quelimane. Por cá viram-se abraços, lágrimas nos olhos, sorrisos e palavras de ânimo e esperança.

Vamos já na segunda semana de explicações e, com ou sem manuais, lá continuamos a dar o nosso melhor. Procuramos estratégias, aranjamos formas de os cativar e, no final de cada manhã, ver uma de nós com um sorriso na cara é mesmo sinal de que houve uma evolução de um dia para o outro! E é sempre o recordar as «pequenas» coisas boas que nos vão acontecendo no dia-a-dia que nos faz seguir em frente mais um dia com ainda mais persistência. Aliás, nos dias menos bons é isso também que nos faz erguer – em conjunto com a convicção de que para que possamos estar aqui no terreno, também está por trás a restante equipa que muito trabalho teve e continuará a ter para dar continuidade a um projecto cheio de valor.

Entretanto, não há nada como a música, as telenovelas e as partidas de futebol. Seja ao som do Michael Jackson, do Akon, do Ne-Yo, Radiohead ou Snowpatrol ou até mesmo dos Backstreet Boys ou dos Onda Choc (sim, às vezes chega a ser intolerável), seja porque é um entusiasmo ver a telenovela com estes miúdos de tal é a forma como eles a «vivem», então já nem se fala quando tiramos a bola de futebol do armário. E a tia dá uns toques, porque se há coisa que não gosta é de perder, nem que seja a feijões.

Para os meus queridos amigos e família: um grande beijo e um xi coração apertado e já com muita Saudade (palavra mais bonita e tão exclusiva da nossa língua!). Não se preocupem que vou sempre sabendo algumas notícias de como vão as coisas por Portugal, em especial se por acaso acontece o FCP perder por 5-0. Há coisas que não se explicam 🙂

Assinado: Isabel

4 Responses to Ora…contamos já com 3 semanas
  1. ola minha querida esabel. es uma munher cheia de forca.deixa-se amor para dar amor.no teu caso deixa-te os que ta aman para poderes amar e dar amor a criancas .sao criancas que nao tem nada .mas que tem um coracao cheio de amor e un so soriso que nos da a razao de estar junto deles e do amor que eles tem para vos dar. oproveita o meHor que a vida te deu .beijos .sonia.

  2. Com três semaninhas, apenas, se trilha um caminho. Curto, ainda, mas importante, sem dúvida. Começa a fazer a diferença. De pequenas coisas se fez e faz a ataca. De coisas grandes, dirão alguns. Haverá coisa maior que ser solidário? Muito obrigado tia ZenIsabel!
    Bom trabalho.
    Nós por cá estamos convosco! Juntos!
    Fernando
    ataca

  3. Querida Isabelinha estive a ver o seu trabalho que tem sido muito ao que vejo.
    Desejo-lhe muita sorte… tudo de bom nessa sua missão.
    Beijinhos da Ireninha e da minha filha.

  4. Já começam a passar o bixinho para quem está deste lado!! hihihi..

    Continuação do óptimo trabalho:)

    Beijinhos,

    Ângela (Voluntária na ATACA)


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *