“Salama!”
Foi assim que fomos recebidas por esta aldeia tão especial. Salama é uma palavra em “macua” (dialecto usado Ocua) que significa bom dia.
O trabalho na Missão de Ocua é simplesmente único e fantástico. As crianças que frequentam a escolinha apoiada pela ataca têm uma rotina diária essencial no crescimento e desenvolvimento de cada criança.
Antes de iniciarem o trabalho, as crianças formam um comboio para poder lavar as mãos. Posteriormente, entram na sala sempre a cantar uma música e antes de se sentarem aguardam que o monitor lhe dê uma bata para vestir. São chamados um a um para recebê-la e depois sentam-se no seu lugar. Se alguma criança chega atrasada deve pedir permissão ao monitor para entrar: “Bom dia titio. Dá licença, posso entrar?”.
Para além de todo o acompanhamento didáctico proporcionado pelos excelentes monitores da escolinha, estas crianças têm ainda direito a uma refeição diária, que para muitas delas, é a única do dia.
Observando todos estes pequenos/grandes aspectos, quer a nível educativo mas também a um nível inter-relacional, podemos afirmar que esta Missão faz com que estas crianças tenham a possibilidade de adquirir competências essenciais para a sua vida na comunidade. E que para tal aconteça, é importante realçar que este trabalho só é possível através do esforço das Missionárias da Boa Nova residentes em Ocua: a Irmã Isabel e a Irmã Conceição.

Permanecemos uma semana e meia em Ocua, demos muito de nós mas recebemos muito mais. Estas crianças são realmente especiais, querem nos dar a mão, querem-nos tocar, querem-nos dar beijinhos…Querem simplesmente conhecer-nos e estar connosco…
Com o coração cheio, torna-se tão difícil deixar Ocua que nem nos conseguimos despedir das crianças, apenas conseguimos dizer “umpacamelo” que significa até amanhã…
Beijos e abraços para todos,
Mónica Correia
One Response to Ocua…uma terra difícil de deixar
  1. É sempre bom sinal quando é difícil despedirem-se das crianças =).

    Continuem o bom trabalho.

    beijo grande,
    Joao


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.