Se formos a um dicionário de Língua Portuguesa e procurarmos a definição de Mulher, eis que surge: “
Mas, se escutarmos as pessoas percebemos qual o verdadeiro significado de Mulher e o seu papel.
Aqui em Moçambique há uma jovem com os seus 22 anos que diz que….
“Mulher também já pode estar na presidência, já pode trabalhar assim como o homem. Mas mesmo trabalhando ainda tem um papel mais importante em casa. Porque ela é ainda quem cuida dos filhos, quem cuida da casa…para além de trabalhar. Eu acho que também nesse sentido também tem um papel muito importante. (…) Para mim é forte. Ela consegue vencer todas as batalhas, vence todas as batalhas, custe o que custar, mas ela vai na batalha e consegue. Para mim ela é forte, é vencedora.”
Uma criança da Casa Esperança também fala um pouco sobre uma problemática que (infelizmente) está bem patente nesta sociedade…
“Queremos erradicar a violência de género no lar.
Para acabarmos com a violência humana das mulheres do nosso país é preciso cumprir com as leis das mulheres. Por exemplo: devemos ouvir as leis das mulheres porque a mulher é importante para todas as famílias.
A importância das mulheres em Moçambique é de cuidar dos seus filhos e de ter muita paciência com as crianças e saber conviver com as outras pessoas e também ir à machamba e também proteger as mulheres e as crianças e também as mulheres é que dão ordens das suas coisas e também tomam medidas da casa e dão ordens na casa. Para terminar devemos respeitar as mulheres e os homens.”
Elas são Mulheres.
Cuidam das crianças. Cuidam da casa. Trabalham na machamba. Fazem pequenos negócios. Carregam água. Sustentam a família.
São elas, as Mulheres, que vestindo a sua capulana transportam diariamente este país para um futuro mais risonho.
Isabel Fernandes