Se gostavas de fazer voluntariado em 2024-2025, junta-te à ATACA, em Portugal ou no terreno!

Sessão de apresentação a novos voluntários: 21 de Fevereiro, 19h30, ATACA (em Matosinhos)

Todos os voluntários são bem-vindos, mas se és entusiasta da costura ou gostavas de vir a integrar no futuro uma missão de voluntariado em África, esta notícia é mesmo para ti.

A ATACA tem a sua atuação dividida entre Portugal, Moçambique e a Guiné-Bissau e voluntários em todos estes lugares.

VOLUNTARIADO EM PORTUGAL – COSTURA/ OUTROS DEPARTAMENTOS

Em Portugal, decorre todo o trabalho de gestão da associação e dos seus vários departamentos e há cerca de 20 voluntários que semanalmente dão o seu contributo na gestão de informação dos projetos, na costura e merchandising e na angariação de fundos e eventos.

A nossa equipa é bastante heterogénea e estamos sempre à procura de pessoas que tenham gosto e conhecimentos de costura. Se souberem utilizar a máquina de costura, serão uma mais-valia, pois a ATACA tem máquina na sua sede para os voluntários produzirem alguns produtos com capulana (tecido utilizado em África) que são depois fonte de angariação de fundos para as missões em Moçambique e na Guiné-Bissau.

VOLUNTARIADO INTERNACIONAL EM ÁFRICA | MOÇAMBIQUE E GUINÉ-BISSAU

Para as missões de voluntariado, que têm uma duração variável (3 meses, 6 meses ou 1 ano), não existem partidas previstas para 2024, mas os voluntários que tenham interesse em partir para o terreno em 2025 devem já estar integrados na equipa aqui em Portugal no voluntariado semanal.

Pretende-se que passem vários meses a conhecer a ATACA, uma vez que os voluntários internacionais representarão a organização no terreno, implementando os projetos e estando em contacto permanente com beneficiários, parceiros e restante comunidade. Tipicamente, as missões de voluntariado da ATACA não são realizadas em grupo: o voluntário parte sozinho em missão, sendo no terreno recebido por parceiros/voluntários locais, o que torna a missão um desafio em termos pessoais.

Os voluntários que estejam integrados na ATACA no Porto, sempre que cumpram os critérios de seleção de voluntários internacionais, poderão ter prioridade em relação a candidatos que não estejam integrados na ONGD.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO | CANDIDATURAS

No dia 21 de Fevereiro, pelas 19h30, na sede da ATACA, em Matosinhos, teremos uma sessão de apresentação a novos voluntários.

Se gostavas de saber mais sobre a ATACA e conhecer a equipa, candidata-te, preenchendo o formulário aqui.

Após uma selecção inicial, os candidatos serão contactados por email pela ATACA para virem à sessão de apresentação.

Vamos juntos?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *