E eis que voltamos, após uma magnífica viagem a Pemba, com direito a “filme” de machibombo, praias de sonho, novos amigos e muito calor…

A viagem…




Neste caso, muito bem aproveitada, já que a viagem já é a história do nosso vislumbre de África, paisagens que sonhamos e vimos num qualquer programa de televisão.

Pequeno parênteses: enquanto escrevo, o Inô vai explicando todas a funcionalidades do meu PC: “aqui entra disco de boneco, de qualquer coisa, não é, tia?”, “Eh! Tem tudo, ponto,  letra…tia… Tia Rita há-de vir? Quando?”, Tia, aqui tem game? Não? Xé!”

Espertinho…já me apanhou a citá-lo!

De volta à viagem: pois todos sabem que os transportes em Moçambique deixam um bocadinho a desejar. Até Nampula tudo bem. De Nampula a Pemba: começamos por recusar amavelmente o transporte do mini-bus tanzaniano, espaço a menos, gente a mais, outro transporte…este já não directo. O nosso grande companheiro de viagem, o Osvaldo (que vive em Quelimane mas tem família em Pemba) sofreu um bocadinho: tias chatas estas…sempre a stressar…Obrigada, amiguinho, pela paciência, pelo riso, pela companhia. Do melhor!

E assim conhecemos Silva Macua, onde esperamos por ligação que nos levou finalmente a Pemba. O Fernando esperava-nos e foi o mesmo que nos proporcionou uma estadia tranquila. Falámos de projectos, do que se faz em Pemba e em Quelimane, do que há ainda para fazer. Mostrou-nos muitas fotos das escolinhas (agora fechadas para férias), das crianças, das monitoras, do que lá se faz. Apresentou-nos amigos que são já “nossos” amigos: obrigada Ester, Nuno, Isabel pelos magníficos momentos.

Apresentou-nos também os portugueses que vivem na cidade: Sr. Armando e Sami, Sr. Claudino, Sr. Faria e o moçambicano Sr. Carvalho e esposa. Tenho que falar de todos porque a todos tenho que agradecer o carinho e “mimo” que deles recebemos.

Também agradecemos a estadia e atenção do P. Luís e as muitas “boleias” que nos deu.

Não vou fazer relato de viagem, há coisas que se fazem e pronto. Falo já do regresso, de mais confusão e animação na estrada, de desejo de chegar…a casa.

Voltamos de esteira e arco e flecha maconde, de mangas e bananas em cesto de palha (tudo comprado da janela do mini-bus!), mortas de cansaço, já com saudade da praia ali ao lado em Pemba e Zalala tão longe…mas voltámos a casa!

Os miúdos continuam tranquilos e felizes, querem fotos da viagem, a casa precisa de limpeza geral. Por isso escrevo…estou farta de limpar!!! Intervalo de vassoura e balde e roupa e mais roupa.

Sento-me com o Inô, tenho comentários à escrita da tia Sara e apanho a fresca do final da tarde que dentro de casa está um forno e não se aguenta.

Hoje vimos as notícias na RTP África: cai neve em todo o lado em Portugal, muitos graus negativos…xééé! SMS à família: “Neva aí?”, resposta rápida: “Muito! Depois mando fotos.” Que vida esta… calor e frio, longe e perto, partida e chegada.

Quase me esquecia: o Natal superou as expectativas: nós cozinhamos bem na Casa Esperança!!! Toda a gente vestida a rigor, iguarias na mesa, música a rolar. O sucesso culinário: rabanadas! Tia Sara e Tia Paula: felizes!

Muitos sorrisos e uma paz de Natal.

E a passagem do ano: banho de mar nos primeiros minutos de 2009, como manda o figurino! Este ano só pode ser bom.

Por isso despeço-me para continuar o nosso bom ano com os amigos de Quelimane, desejo a todos muita força para aguentar o Inverno rigoroso e volto às lides domésticas…que ainda não acabaram!

Não tarda nada, voltam os nossos putos das férias e terão mais secção “tias babadas”, descansem!

Ainda!!!!

Beijos e abraços

Paula e Sara

 

 

 

 

 

3 Responses to Back to business
  1. Olá, amigas.
    As vossas notícias fazem-nos falta! Está tudo bem convosco? Tenho feito consultas matinais ao blogue invariávelmente à vossa procura. Não vos tenho encontrado. Estão bem? Ainda em férias?
    Digam coisas!
    Saudades,
    Fernando

  2. Olá, amigas.
    A vossa escrita faz-nos falta. Começo as manhãs invariavelmente por procurar notícias de Moçambique nesse tom agridoce que me fascina. Bjo grd e bom trabalho.
    Fernando Leite

  3. Oioi!
    Folgo muito em ver as novas fotos. Pelas notícias escritas parece sempre que está tudo bem, mas ver as fotos onde se consegue ver a felicidade na tua cara…
    Continua assim a gozar o teu tempo aí…metade já foi, aproveita a outra metade bem aproveitada Sarita!
    Bjs!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.